27 de dezembro de 2010

As Finanças Antes do Sim

Grande parte dos casais brasileiros não conversam sobre dinheiro. Eles esquecem que além de todo o glamour que envolve o grande dia, há uma lista paralela de deveres e obrigações como a casa nova e as despesas de rotina.

Nos cursos que ministro para os noivos, sempre bato nesta tecla e falo o quanto é importante a saúde financeira do casal. Afinal, problemas financeiros são a causa de muitos divórcios e muita dor de cabeça antes do casamento, mas vocês podem se proteger tomando alguns cuidados básicos.

Aqui vão


7 dicas de finanças


Antes do Sim!!!

1 - Conversem sempre sobre a saúde financeira. E tenham bom humor para lidar com esta situação.

2 - Faça um levantamento de todos os ganhos e despesas do casal. Coloque tudo no "papel", numa "planilha". Assim, vocês tem visão real da saúde financeira dos dois e podem identificar onde economizar ou investir o dinheiro do casal.


3- Estabeleça, respeite e acompanhe o orçamento determinado.

4 - Jogue limpo com seu (a) parceiro (a). Feche negócio somente com o conhecimento do outro. Muitas pessoas, por ego, fecham negócio e apenas comunicam ao parceiro. Isso causa um rombo no orçamento do casal. Evite surpresas desagradáveis.


5- Noivo e noiva devem acompanhar a planilha financeira. Vocês precisam ter na ponta do lápis TODOS OS CUSTOS que possuem, inclusive os custos do casamento.

6 - Lembrem-se dos imprevistos. Não invista todo o orçamento do casal num único projeto. Vocês não tem só as despesas do casamento, há as obrigações com a casa, estudo, família, roupa, rotina etc.

7- Pense antes de fechar! No mercado de casamento, todos querem fazer bons negócios. De um lado os fornecedores querem conquistar clientes (noivos) e do outro os noivos querem realizar o casamento dos sonhos. Mas vocês precisam pesquisar muito antes de fechar. Negocie sempre um prazo para dar a resposta aos fornecedores. Evite fechar negócio por impulsso.



Administre bem suas finanças antes do casamento, afinal, depois que a festa acaba, é que o casamento começa.




Planejar e Casar, é só começar.

Deixe seu comentário :)
Beijos,


Val

Então, curtiu? Bjinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vem cá comentar também!!!